logo sílabas

SEPARAR EM SÍLABAS

Separar e contar as sílabas. V.6.1

 Escolha idioma:


 Digite uma palavra:


Por favor escreva a palavra de forma correta.

tem-pes-te-ei [tem.pes.te.ej]
  • Quantas sílabas tem tempesteei? 4 sílabas
  • É uma palavra oxítona ou também chamado aguda, acento tônico na última sílaba.
  •  
      Vogais idênticas e-e separam-se. Veja mais exemplos de palavras com 'ee' como 'o-bre-ei-ro', 'ca-fe-ei-ra' ou 'can-de-ei-ros'.
      Exceções: A terminação 'ei' forma normalmente um ditongo decrescente, e por isso, a sílaba tônica é posicionada na última sílaba da palavra. De acordo com as normas ortográficas atuais e as do Acordo Ortográfico de 1990, os ditongos decrescentes ao final das palavras não são separáveis na translineação. Para mais informações, consulte aqui.
      Ditongo oral decrescente ei. Este ditongo aparece em uma ampla gama de palavras, indicando a união da vogal 'e' com a semivogal 'i' na mesma sílaba. Exemplos incluem 'bei-jo', 'lei-te', 'rei-no', 'cei-a'. Para mais exemplos de palavras com 'ei', clique aqui.
      A sequência eei encontrada na palavra não forma um tritongo. Em português, um tritongo é caracterizado pela sequência de uma semivogal, uma vogal e outra semivogal, todas na mesma sílaba, como em 'Uruguai' (u-ru-guai) e 'enxaguei' (en-xa-guei). Por outro lado, palavras como 'meeira' e 'merceeiro' contêm a sequência 'eei', mas não representam tritongos. Na palavra 'meeira', a separação silábica correta é 'me-ei-ra', onde 'ei' forma um hiato, indicando a presença de duas vogais em sílabas separadas, e não um tritongo. Similarmente, 'merceeiro' se separa em 'mer-ce-ei-ro', onde 'ei' também indica um hiato. Isso ocorre porque, para que um encontro vocálico seja considerado um tritongo, é necessário que as vogais e semivogais estejam na mesma sílaba, o que não se verifica nesses exemplos. Saiba mais sobre tritongos.
      O dígrafo 'em' representa uma combinação nasal em português, produzindo um som nasal único. É frequentemente encontrado tanto em sílabas tônicas quanto átonas, como em 'tempo' e 'exemplo'. A presença do 'm' após a vocal 'e' indica que a vocal deve ser pronunciada com a nasalização. Este fenômeno é uma característica distintiva da pronúncia do português. Saiba mais sobre dígrafos. Veja mais exemplos de palavras com 'em'.
      Possível encontro consonantal imperfeito 'st' (também chamado de impróprio, ou separável, ou disjunto). Há encontro consonantal imperfeito quando, na divisão silábica, as consoantes se separam, ficando em sílabas diferentes. Os mais comuns são formados pelos encontros bj, bs, ct, dv, ft, gn, lm, ls, pt, rc, rt, st, tm... Exemplos: ab-sol-ver, ad-vo-ga-do, af-ta, af-tas, al-mo-ço, ap-ti-dão, ar-co, as-pec-to, bol-so, com-vul-são, cos-tas, dig-no, for-te, mag-né-ti-co, ob-je-ti-vo, por-tão, rit-mo.

Mais informações



Logo Separar em silabas

Separar em sílabas

Separe as palavras em sílabas (Hifenização).


[Català (Catalan)]  [English (English)]  [Español (Spanish)]  [Français (French)]  [Italiano (Italian)]  [Português (Portuguese)] 

[ Contacte-nos ] [ Politica de Privacidade ]


(C) www.separaremsilabas.com