logo sílabas

SEPARAR EM SÍLABAS

Separar e contar as sílabas. V.6.1

 Escolha idioma:


 Digite uma palavra:


Por favor escreva a palavra de forma correta.

são-pau-lei-ro [sə̃ʊ.pəu.lej.ɾʊ]
  • Quantas sílabas tem sãopauleiro? 4 sílabas
  • É uma palavra superproparoxítona ou sobreesdrúixola, acento tônico antes da sílaba antepenúltima.
  •  
      Ditongo nasal decrescente ão. Este ditongo é um dos mais comuns na língua portuguesa, encontrado em uma grande variedade de palavras como 'cão', 'mão', 'pão', 'co-ra-ção', 'o-pe-ra-ção', 'pri-são' e 'na-ção'. O 'ão' combina uma vogal nasal com uma semivogal em uma única sílaba, criando um som nasal característico. Para mais exemplos de palavras com 'ão', clique aqui.
      Ditongo oral decrescente au. O ditongo 'au' ocorre quando a vogal 'a' se une à semivogal 'u' na mesma sílaba, produzindo um som contínuo. Exemplos: 'cau-sa', 'au-la', 'fa-ul-ta'. Para mais exemplos de palavras com 'au', clique aqui.
      Ditongo oral decrescente ei. Este ditongo aparece em uma ampla gama de palavras, indicando a união da vogal 'e' com a semivogal 'i' na mesma sílaba. Exemplos incluem 'bei-jo', 'lei-te', 'rei-no', 'cei-a'. Para mais exemplos de palavras com 'ei', clique aqui.
      Exceções: se o encontro vocálico 'ei' for seguido pela letra 'r' das palavras oxítonas e paroxítonas, as vogais 'e' e 'i' não formam ditongo, constituem um hiato e-ir e como tal, pertencem a sílabas diferentes. Excepção: A sequência de letras 'eir+vogal' não cumprir com esta regra.
      Exceções: se o encontro vocálico 'au' for seguido pela letra 'l' das palavras oxítonas e paroxítonas, as vogais 'a' e 'u' não formam ditongo, constituem um hiato a-ul e como tal, pertencem a sílabas diferentes. Exemplos: Pa-ul, Ra-ul. Excepção: A sequência de letras 'aul+vogal' não cumprir com esta regra.
      Prosódia (determinação da sílaba tônica): Se existe acento, a vogal marcada é tônica. Há umas exceções em algumas palavras com dois acentos.
      • O acento agudo e o circunflexo tem precedência sobre o til. Exemplos: es--vão, bên-ção, ór-gão, ór-fão, ór-fã, ã-a-. Neste caso não prevalesce o acento tiu como o mais forte.
      • Em alguns casos sim, como o exemplo da palavra zân-gão.
      • Sim prevalesce todos os aumentativos o acento tiu. Exemplos: frân-gão.

Mais informações



Logo Separar em silabas

Separar em sílabas

Separe as palavras em sílabas (Hifenização).


[Català (Catalan)]  [English (English)]  [Español (Spanish)]  [Français (French)]  [Italiano (Italian)]  [Português (Portuguese)] 

[ Contacte-nos ] [ Politica de Privacidade ]


(C) www.separaremsilabas.com