logo sílabas

SEPARAR EM SÍLABAS

Separar e contar as sílabas. V.5.5

 Escolha idioma:


 Digite uma palavra:


Por favor escreva a palavra de forma correta.

rei-ni-cieis
  • Quantas sílabas tem reinicieis? 3 sílabas
  • É uma palavra aguda (Portugal) ou também chamado oxítona (Brasil), acento tônico na última sílaba.
    • Hiato i-e. O hiato 'i-e' ocorre quando as vogais 'i' e 'e' aparecem em sílabas separadas dentro de uma palavra, mantendo sua individualidade fonética. Esta configuração é frequentemente confundida com ditongos crescentes. Exemplos de palavras com 'ie' incluem 'sé-rie', 'de-sa-fie', 'in-cen-die', 'an-si-e-da-de', 'pro-pri-e-da-de'. Para mais exemplos de palavras com 'ie', clique aqui.
      * A identificação correta de hiatos é crucial para a separação silábica adequada e a pronúncia correta das palavras. Diferentemente dos ditongos, onde as vogais são pronunciadas juntas, nos hiatos ocorre uma pausa entre as vogais.
      * Alguns vocábulos como 'cárie', 'calvície' e 'planície' são frequentemente citados como exemplos de ditongos crescentes em algumas gramáticas, enquanto outros podem considerá-los como hiatos. A percepção pode variar, mas é importante distinguir que nos hiatos, as vogais são pronunciadas em sílabas distintas.
      * Para mais informações sobre separação silábica, consulte aqui.
      Exceções: A terminação 'ei' forma normalmente um ditongo decrescente, e por isso, a sílaba tônica é posicionada na última sílaba da palavra. De acordo com as normas ortográficas atuais e as do Acordo Ortográfico de 1990, os ditongos decrescentes ao final das palavras não são separáveis na translineação. Para mais informações, consulte aqui.
      Ditongo oral decrescente ei. Este ditongo aparece em uma ampla gama de palavras, indicando a união da vogal 'e' com a semivogal 'i' na mesma sílaba. Exemplos incluem 'bei-jo', 'lei-te', 'rei-no', 'cei-a'. Para mais exemplos de palavras com 'ei', clique aqui.
      A sequência iei frequentemente não forma um tritongo na língua portuguesa, pois para que ocorra um tritongo, é necessário que uma semivogal, uma vogal e outra semivogal estejam na mesma sílaba, o que raramente acontece com 'iei'. Exemplos como 'vieira' e 'refugiei' demonstram encontros vocálicos que não se enquadram na definição estrita de tritongos, pois são divididos em sílabas diferentes ('vi-ei-ra', 're-fu-gi-ei'). Veja mais exemplos de palavras com 'iei'.
      Exceções: se o encontro vocálico 'ei' for seguido pela letra 'n' das palavras oxítonas e paroxítonas, as vogais 'e' e 'i' não formam ditongo, constituem um hiato e-in e como tal, pertencem a sílabas diferentes.
      [i + vogal] Se a letra 'i' não acentuada for seguida por outra vogal não acentuada este encontro vocálico pode ser pronunciado de duas maneiras distintas:
        1. Como ditongo crescente 'ia', 'ie', 'ii', 'io', 'iu', com a pronúncia das duas vogais em uma mesma sílaba e realização de 'i' como semivogal. Exemplos: fé-rias, a-gên-cia.
        2. Como hiato 'i-a', 'i-e', 'i-i', 'i-o', 'i-u', com a separação das duas vogais em duas sílabas distintas e a representação de 'i' como vogal. Exemplos: fé-ri-as, a-gên-ci-a.
      A escolha da variante mais adequada para estes casos é facultativa e poderá ser motivada por razões de ordem técnica ou estética.

Mais informações




Separar em sílabas

Separe as palavras em sílabas (Hifenização).


[Català (Catalan)]  [English (English)]  [Español (Spanish)]  [Français (French)]  [Italiano (Italian)]  [Português (Portuguese)] 

[ Contacte-nos ] [ Politica de Privacidade ]


(C) www.separaremsilabas.com