SEPARAR EM SÍLABAS
Separar e contar as sílabas. V.5.5
qui-e-to- Quantas sílabas tem quieto? 3 sílabas
- É uma palavra grave (Portugal) ou também chamado paroxítona (Brasil), acento tônico na penúltima sílaba.
■ Informação extra sobre 'ui'. O Acordo Ortográfico Da Língua Portuguesa (1990), Base VII, 2º diz:
Cumpre fixar, a propósito dos ditongos orais, os seguintes preceitos particulares:
- a) É o ditongo grafado ui, e não a sequência vocálica grafada ue, que se emprega nas formas de 2.ª e 3.ª pessoas do singular do presente do indicativo e igualmente na da 2.ª pessoa do singular do imperativo dos verbos em -uir: retribui, influi, constituis. Harmonizam-se, portanto, essas formas com todos os casos de ditongo grafado ui de sílaba final ou fim de palavra (fui, Rui, azuis, Guardafui, etc.); e ficam assim em paralelo gráfico-fonético com as formas de 2.ª e 3.ª pessoas do singular do presente do indicativo e de 2.ª pessoa do singular do imperativo dos verbos em -air e em -oer: sai, cai, atrais; sói, remói, móis;
- b) É o ditongo grafado ui que representa sempre, em palavras de origem latina, a união de um u a um i átono seguinte. Não divergem, portanto, formas como fluido de formas como gratuito. E isso não impede que nos derivados de formas daquele tipo as vogais grafadas u e i se separem: fluidez, fluídico (u-i).
■ Hiato i-e. Veja mais exemplos do palavras con 'ie'.
* A dificuldade na identificação de palavras com hiato surge porque hiatos são frequentemente confundidos com ditongos crescentes.
Um hiato é um encontro vocálico. Ocorre quando há o encontro de duas vogais numa palavra, sem que estejam na mesma sílaba, mas sim em sílabas diferentes. Nos hiatos, cada vogal mantém a sua individualidade fonética, ocorrendo uma pequena pausa entre a pronúncia de uma e outra.
* Vocábulos como cárie e calvície e planície são ditongos crescentes. Não se separam em algumas gramáticas
* Mais informaçao.
■ [i + vogal] Se a letra 'i' não acentuada for seguida por outra vogal não acentuada este encontro vocálico pode ser pronunciado de duas maneiras distintas:
1. Como ditongo crescente 'ia', 'ie', 'ii', 'io', 'iu', com a pronúncia das duas vogais em uma mesma sílaba e realização de 'i' como semivogal. Exemplos: fé-rias, a-gên-cia.
2. Como hiato 'i-a', 'i-e', 'i-i', 'i-o', 'i-u', com a separação das duas vogais em duas sílabas distintas e a representação de 'i' como vogal. Exemplos: fé-ri-as, a-gên-ci-a.
A escolha da variante mais adequada para estes casos é facultativa e poderá ser motivada por razões de ordem técnica ou estética.
■ Ditongo formado por 'u' + vocal, antecedido de 'g' ou 'q': 'qui'. As combinações 'qu' e 'gu' não são separáveis da vogal ou ditongo que lhes sucede, independentemente de o u ser ou não pronunciado. Exemplos: á-gua, bi-lin-gue, bi-quí-ni, e-ques-tre, gui-tar-ra, lin-gui-ça, pa-que-te, tran-qui-lo. A escrita não permite saber se se trata de um ditongo crescente ou de um decrescente, podendo haver uma ambiguidade.
■ Possível dígrafo consonantais inseparáveis 'qu'. São os que não podem ser separados em duas sílabas. São eles: "gu", "qu", "lh", "nh" e "ch".
■ Possível dígrafo de consoantes formados por 'qu' são indivisíveis. Exemplos: a-que-la.
Mais informações

Separar em sílabas
Separe as palavras em sílabas (Hifenização).
[Català (Catalan)]
[English (English)]
[Español (Spanish)]
[Français (French)]
[Italiano (Italian)]
[Português (Portuguese)]
[ Contacte-nos ]
(C) www.separaremsilabas.com