logo sílabas

SEPARAR EM SÍLABAS

Separar e contar as sílabas. V.5.5

 Escolha idioma:


 Digite uma palavra:


Por favor escreva a palavra de forma correta.

ins-ti-tu-i-ção
  • Quantas sílabas tem instituição? 5 sílabas
  • É uma palavra aguda (Portugal) ou também chamado oxítona (Brasil), acento tônico na última sílaba.
    • Ditongo ui (ou hiato u-i). A sequência de letras [ui] é complicada, pode ser pronunciada tanto como ditongo [uj] (Exemplos: mui-to, ui-var, cui-ei-ra) como hiato [ui] (Exemplos: a-blu-ir, ru-ir, cons-ti-tu-ir). O novo Acordo ortográfico diz: fluido, separa-se flui-do, o ditongo ui é inseparável. Entretanto, nas palavras derivadas como fluidez, é separável. Portanto flu-i-dez. O dicionário Priberam, também o dicionário da Michaelis, Houaiss e o Aulete indicam que a sequência pode ser pronunciada tanto como ditongo [uj] como hiato [ui] (contrariamente a fluido). Aulete admite ambas as hipóteses. Veja mais exemplos do palavras con 'ui'
      Informação extra sobre 'ui' e 'iu'. O Acordo Ortográfico Da Língua Portuguesa (1990), Base VII, 1º diz:
      Os ditongos orais, que tanto podem ser tónicos/tônicos como átonos, distribuem-se por dois grupos gráficos principais, conforme o segundo elemento do ditongo é representado por i ou u: ai, ei, éi, ui; au, eu, éu, iu, ou; goivo, uivar, deveis, eirado, goivar, tafuis, braçais, caixote, farnéis (mas farneizinhos), lençóis (mas lençoizinhos); deu, cacau, mediu, passou, endeusar, regougar, cacaueiro, ilhéu (mas ilheuzito).
      Informação extra sobre 'ui'. O Acordo Ortográfico Da Língua Portuguesa (1990), Base VII, 2º diz:
      Cumpre fixar, a propósito dos ditongos orais, os seguintes preceitos particulares:
      • a) É o ditongo grafado ui, e não a sequência vocálica grafada ue, que se emprega nas formas de 2.ª e 3.ª pessoas do singular do presente do indicativo e igualmente na da 2.ª pessoa do singular do imperativo dos verbos em -uir: retribui, influi, constituis. Harmonizam-se, portanto, essas formas com todos os casos de ditongo grafado ui de sílaba final ou fim de palavra (fui, Rui, azuis, Guardafui, etc.); e ficam assim em paralelo gráfico-fonético com as formas de 2.ª e 3.ª pessoas do singular do presente do indicativo e de 2.ª pessoa do singular do imperativo dos verbos em -air e em -oer: sai, cai, atrais; sói, remói, móis;
      • b) É o ditongo grafado ui que representa sempre, em palavras de origem latina, a união de um u a um i átono seguinte. Não divergem, portanto, formas como fluido de formas como gratuito. E isso não impede que nos derivados de formas daquele tipo as vogais grafadas u e i se separem: fluidez, fluídico (u-i).

      Exceções: Palavras terminadas em hiato [ui]; com a sílaba anterior acentuada são indivisíveis. Exemplos: Bá-dui.
      * Essas terminações não são comuns no Brasil, no entanto, seriam consideradas hiatos se houve um acento tônico no "i", mas como a sílaba anterior é acentuada, fica impossível ter dois acentos gráficos na palavra.
      O Acordo Ortográfico Da Língua Portuguesa (1990), Base VII, 2º-C, diz: Além dos ditongos orais propriamente ditos, os quais são todos decrescentes, admite-se, como é sabido, a existência de ditongos crescentes. Podem considerar-se no número deles as sequências vocálicas pós-tónicas/pós-tônicas, tais as que se representam graficamente por ea, eo, ia, ie, io, oa, ua, ue, uo: áurea, áureo, calúnia, espécie, exímio, mágoa, míngua, ténue/tênue, tríduo.
      * Mais informaçao.
      Ditongo nasal decrescente ão. Exemplos: Pão, mão, não. Veja mais exemplos do palavras con 'ão'.
      [u + vogal] Se a letra 'u' não acentuada for seguida por outra vogal não acentuada este encontro vocálico pode ser pronunciado de duas maneiras distintas:
        1. Como ditongo crescente 'ua', 'ue', 'ui', 'uo', 'uu', com a pronúncia das duas vogais em uma mesma sílaba e realização de 'u' como semivogal. Exemplos: tê-nue.
        2. Como hiato 'u-a', u-e', u-i', u-o', u-u', com a separação das duas vogais em duas sílabas distintas e a representação de 'u' como vogal. Exemplos: tê-nu-e.
      A escolha da variante mais adequada para estes casos é facultativa e poderá ser motivada por razões de ordem técnica ou estética.
      De acordo com o site Planetaeducacao: No momento da separação silábica, atente que as formas de ditongos “ui”, como em 'fluido' e 'gratuito' são inseparáveis, porém, nada impede que os seus derivados sejam separáveis. Exemplos:
      • Fluido ---> Flui-do (inseparável).
      • Fluidez ---> Flu-i-dez (separável).

      Possível dígrafo vocálico in. Veja mais exemplos do palavras con 'in'.
      Possível encontro consonantal imperfeito 'st' (também chamado de impróprio, ou separável, ou disjunto). Há encontro consonantal imperfeito quando, na divisão silábica, as consoantes se separam, ficando em sílabas diferentes. Os mais comuns são formados pelos encontros bj, bs, ct, dv, ft, gn, lm, ls, pt, rc, rt, st, tm... Exemplos: ab-sol-ver, ad-vo-ga-do, af-ta, af-tas, al-mo-ço, ap-ti-dão, ar-co, as-pec-to, bol-so, com-vul-são, cos-tas, dig-no, for-te, mag-né-ti-co, ob-je-ti-vo, por-tão, rit-mo.
      Prosódia (determinação da sílaba tônica): Se existe acento, a vogal marcada é tônica. Há umas exceções em algumas palavras com dois acentos.
      • O acento agudo e o circunflexo tem precedência sobre o til. Exemplos: es--vão, bên-ção, ór-gão, ór-fão, ór-fã, ã-a-. Neste caso não prevalesce o acento tiu como o mais forte.
      • Em alguns casos sim, como o exemplo da palavra zân-gão.
      • Sim prevalesce todos os aumentativos o acento tiu. Exemplos: frân-gão.

Mais informações




Separar em sílabas

Separe as palavras em sílabas (Hifenização).


[Català (Catalan)]  [English (English)]  [Español (Spanish)]  [Français (French)]  [Italiano (Italian)]  [Português (Portuguese)] 

[ Contacte-nos ]


(C) www.separaremsilabas.com