logo sílabas

SEPARAR EM SÍLABAS

Separar e contar as sílabas. V.6.0

 Escolha idioma:


 Digite uma palavra:


Por favor escreva a palavra de forma correta.

gua-ca--gua
[ɡwə.kə.na.ɡwə]
  • Quantas sílabas tem guacanágua? 4 sílabas
  • É uma palavra paroxítona (Brasil) ou também chamado grave (Portugal), acento tônico na penúltima sílaba.
    • Hiato u-a. * O hiato ocorre quando duas vogais que se encontram são pronunciadas separadamente, como em 'á-gua'. Nesse caso, 'u' e 'a' formam um hiato porque 'u' não forma dígrafo com a letra anterior e é seguido por 'a', resultando na pronúncia em sílabas separadas. Para mais exemplos de palavras com 'ua', clique aqui.

      Exceções: Na língua portuguesa, a separação silábica de palavras que terminam em 'u-a' e possuem a sílaba anterior acentuada não é realizada, tratando-se assim como sequências inseparáveis. Isso ocorre mesmo quando a estrutura sugere um hiato. Exemplos claros são 'tá-bua', 'tré-gua', 'é-gua', 'á-gua' e 'a-ná-gua', onde a presença do acento na sílaba anterior impede a separação. Veja mais exemplos de palavras com 'ua'.
      De acordo com o Acordo Ortográfico Da Língua Portuguesa (1990), Base VII, 2º-C, além dos ditongos orais propriamente ditos, que são todos decrescentes, admite-se a existência de ditongos crescentes. Estes incluem sequências vocálicas pós-tônicas representadas graficamente por ea, eo, ia, ie, io, oa, ua, ue, uo. Exemplos específicos incluem: 'áu-re-a', 'áu-re-o', 'ca-lú-ni-a', 'es-pé-ci-e', 'e-xí-mi-o', 'má-go-a', 'tê-nu-e', 'trí-du-o'. Estas sequências são reconhecidas como ditongos crescentes devido à sua posição após a sílaba tônica nas palavras, diferenciando-as assim das sequências vocálicas que não formam ditongos crescentes.
      * Para mais informações sobre separação silábica, consulte aqui.
      A sequência gua não forma um tritongo. Em português, tritongos são combinações vocálicas específicas que ocorrem dentro de uma única sílaba, como em 'Uruguai', onde a sequência vocal forma um tritongo. No entanto, 'gua', como em 'a-gua' ou 'gua-ra-ná', geralmente envolve uma consonante ('g') seguida por uma combinação vocálica, que não se enquadra na definição de tritongo. A palavra 'Pa-ra-guai' contém um tritongo na sua terminação 'uai', mas a sequência 'gua' em si é parte da estrutura consonantal e vocálica da palavra, não um tritongo. Veja mais exemplos de palavras com 'gua'.
      [u + vogal] Se a letra 'u' não acentuada for seguida por outra vogal não acentuada este encontro vocálico pode ser pronunciado de duas maneiras distintas:
        1. Como ditongo crescente 'ua', 'ue', 'ui', 'uo', 'uu', com a pronúncia das duas vogais em uma mesma sílaba e realização de 'u' como semivogal. Exemplos: tê-nue.
        2. Como hiato 'u-a', u-e', u-i', u-o', u-u', com a separação das duas vogais em duas sílabas distintas e a representação de 'u' como vogal. Exemplos: tê-nu-e.
      * É importante destacar que essas variações pertencem ao âmbito da pronúncia e podem refletir diferenças regionais ou de estilo pessoal na fala. No entanto, de acordo com o Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa de 1990, a divisão silábica em nível escrito segue regras específicas e uniformes, estabelecendo uma única maneira correta de separar as palavras em sílabas.
      Possível dígrafo consonantais inseparáveis 'gu'. São os que não podem ser separados em duas sílabas. São eles: "gu", "qu", "lh", "nh" e "ch".

Mais informações



Logo Separar em silabas

Separar em sílabas

Separe as palavras em sílabas (Hifenização).


[Català (Catalan)]  [English (English)]  [Español (Spanish)]  [Français (French)]  [Italiano (Italian)]  [Português (Portuguese)] 

[ Contacte-nos ] [ Politica de Privacidade ]


(C) www.separaremsilabas.com