logo sílabas

SEPARAR EM SÍLABAS

Separar e contar as sílabas. V.5.5

 Escolha idioma:


 Digite uma palavra:


Por favor escreva a palavra de forma correta.

fi-liei
  • Quantas sílabas tem filiei? 2 sílabas
  • É uma palavra aguda (Portugal) ou também chamado oxítona (Brasil), acento tônico na última sílaba.
    • Hiato i-e. Veja mais exemplos do palavras con 'ie'.
      * A dificuldade na identificação de palavras com hiato surge porque hiatos são frequentemente confundidos com ditongos crescentes. Um hiato é um encontro vocálico. Ocorre quando há o encontro de duas vogais numa palavra, sem que estejam na mesma sílaba, mas sim em sílabas diferentes. Nos hiatos, cada vogal mantém a sua individualidade fonética, ocorrendo uma pequena pausa entre a pronúncia de uma e outra.
      * Vocábulos como cárie e calvície e planície são ditongos crescentes. Não se separam em algumas gramáticas
      * Mais informaçao.
      Exceções: A terminação verbal ei é normalmente o ditongo decrescente; ora os ditongos decrescentes finais de palavra levam a sílaba tónica para a última sílaba. As normas ortográficas (e as do novo acordo) não admitem a separação de ditongos decrescentes na translineação. +Info
      Ditongo decrescente ei. Exemplos: bei-jo, lei-te. Veja mais exemplos do palavras con 'ei'.
      Tritongo orais iei. Tritongo é o encontro de uma semivogal com uma vogal e outra semivogal (SV+V+SV). Exemplos: viei-ra, re-fu-giei (iei = [i] e [i] são semivogal e [e] é vogal). Para ser classificado um tritongo a união da vogal com as semivogais deve estar na mesma sílaba. Nem todos os encontros vocálicos formados por um semivogal + vogal + semivogal correspondem necessariamente a um tritongo. P. E. 'fei-o' não é classificada como um tritongo porque o encontro vocálico não se constitui como o núcleo da sílaba. Para a palavra 'vei-a' ocorre uma separação silábica que é uma exceção, não ocorre com nenhum exemplo de tritongo na língua portuguesa. Veja mais exemplos do palavras con 'iei'.
      [i + vogal] Se a letra 'i' não acentuada for seguida por outra vogal não acentuada este encontro vocálico pode ser pronunciado de duas maneiras distintas:
        1. Como ditongo crescente 'ia', 'ie', 'ii', 'io', 'iu', com a pronúncia das duas vogais em uma mesma sílaba e realização de 'i' como semivogal. Exemplos: fé-rias, a-gên-cia.
        2. Como hiato 'i-a', 'i-e', 'i-i', 'i-o', 'i-u', com a separação das duas vogais em duas sílabas distintas e a representação de 'i' como vogal. Exemplos: fé-ri-as, a-gên-ci-a.
      A escolha da variante mais adequada para estes casos é facultativa e poderá ser motivada por razões de ordem técnica ou estética.
      De acordo com o site Wiktionary: A categoria de palavras proparoxítonas aparentes foi criada no wikcionário para resolver o problema das palavras que são classificadas segundo seu acento tônico de uma maneira no Brasil e de outra em Portugal, especificamente aquelas que são acentuadas por terminarem em um ditongo crescente (-ea, -eo, -ia, -ie, -io, -ua, -ue e -uo), que são classificadas como paroxítonas terminadas em ditongo no Brasil, mas como proparoxítonas no restante da CPLP.
      Exemplo: Palavras como sério, bário, tília, são consideradas como dissílabas no Brasil (suas divisões silábicas são respectivamente sé-rio, bá-rio, tí-lia) mas são vistas como trissílabas em Portugal, onde suas divisões silábicas seriam sé-ri-o, bá-ri-o, tí-li-a.

Mais informações




Separar em sílabas

Separe as palavras em sílabas (Hifenização).


[Català (Catalan)]  [English (English)]  [Español (Spanish)]  [Français (French)]  [Italiano (Italian)]  [Português (Portuguese)] 

[ Contacte-nos ]


(C) www.separaremsilabas.com