logo sílabas

SEPARAR EM SÍLABAS

Separar e contar as sílabas. V.5.2

 Escolha idioma:


 Digite uma palavra:


Por favor escreva a palavra de forma correta.

ex-ce-lên-cia (no Brasil)
ex-ce-lên-ci-a (no Portugal e restante CPLP)

 
  • Quantas sílabas tem excelência? 4 sílabas (no Brasil), ou 5 sílabas (no Portugal e restante CPLP).
  • No Brasil é uma palavra grave ou também chamado paroxítona (acento tônico na penúltima sílaba).
  • No Portugal e restante CPLP, é uma palavra proparoxítona (acento tónico na antepenúltima sílaba).
    • Hiato i-a. Veja mais exemplos do palavras con 'ia'.
      Exceções: Palavras terminadas em hiato 'i-a'; com a sílaba anterior acentuada são indivisíveis. Exemplos: fa-mí-lia, pá-tria. Veja mais exemplos do palavras con 'ia'
      O Acordo Ortográfico Da Língua Portuguesa (1990), Base VII, 2º-C, diz: Além dos ditongos orais propriamente ditos, os quais são todos decrescentes, admite-se, como é sabido, a existência de ditongos crescentes. Podem considerar-se no número deles as sequências vocálicas pós-tónicas/pós-tônicas, tais as que se representam graficamente por ea, eo, ia, ie, io, oa, ua, ue, uo: áurea, áureo, calúnia, espécie, exímio, mágoa, míngua, ténue/tênue, tríduo.
      [i + vogal] Se a letra 'i' não acentuada for seguida por outra vogal não acentuada este encontro vocálico pode ser pronunciado de duas maneiras distintas:
        1. Como ditongo crescente 'ia', 'ie', 'ii', 'io', 'iu', com a pronúncia das duas vogais em uma mesma sílaba e realização de 'i' como semivogal. Exemplos: fé-rias, a-gên-cia.
        2. Como hiato 'i-a', 'i-e', 'i-i', 'i-o', 'i-u', com a separação das duas vogais em duas sílabas distintas e a representação de 'i' como vogal. Exemplos: fé-ri-as, a-gên-ci-a.
      A escolha da variante mais adequada para estes casos é facultativa e poderá ser motivada por razões de ordem técnica ou estética.
      De acordo com o site Wiktionary: A categoria de palavras proparoxítonas aparentes foi criada no wikcionário para resolver o problema das palavras que são classificadas segundo seu acento tônico de uma maneira no Brasil e de outra em Portugal, especificamente aquelas que são acentuadas por terminarem em um ditongo crescente (-ea, -eo, -ia, -ie, -io, -ua, -ue e -uo), que são classificadas como paroxítonas terminadas em ditongo no Brasil, mas como proparoxítonas no restante da CPLP.
      Exemplo: Palavras como sério, bário, tília, são consideradas como dissílabas no Brasil (suas divisões silábicas são respectivamente sé-rio, bá-rio, tí-lia) mas são vistas como trissílabas em Portugal, onde suas divisões silábicas seriam sé-ri-o, bá-ri-o, tí-li-a.
      Possível dígrafo consonantais separáveis 'xc'. São os que podem ser separados em duas sílabas. São eles: "rr", "ss", "sc", "xc" e "xs".
      Separaram-se as letras do dígrafo xc. Ex.: ex-ces-so, ex-cur-são. Veja mais exemplos do palavras con 'xc'.

Mais informações




Separar em sílabas

Separe as palavras em sílabas (Hifenização).


[Català (Catalan)]  [English (English)]  [Español (Spanish)]  [Français (French)]  [Italiano (Italian)]  [Português (Portuguese)] 

[ Contacte-nos ]


(C) www.separaremsilabas.com