logo sílabas

SEPARAR EM SÍLABAS

Separar e contar as sílabas. V.6.0

 Escolha idioma:


 Digite uma palavra:


Por favor escreva a palavra de forma correta.

em-ba-i-nhei
[em.bə.i.ɲej]
  • Quantas sílabas tem embainhei? 4 sílabas
  • É uma palavra oxítona (Brasil) ou também chamado aguda (Portugal), acento tônico na última sílaba.
    • Exceções: A terminação 'ei' forma normalmente um ditongo decrescente, e por isso, a sílaba tônica é posicionada na última sílaba da palavra. De acordo com as normas ortográficas atuais e as do Acordo Ortográfico de 1990, os ditongos decrescentes ao final das palavras não são separáveis na translineação. Para mais informações, consulte aqui.
      Ditongo decrescente ai é muito comum em palavras portuguesas, marcando a fusão de duas vogais em uma única emissão de som. Um exemplo claro é a palavra 'bai-xo'. Para descobrir mais palavras que apresentam este ditongo, clique aqui.
      Ditongo oral decrescente ei. Este ditongo aparece em uma ampla gama de palavras, indicando a união da vogal 'e' com a semivogal 'i' na mesma sílaba. Exemplos incluem 'bei-jo', 'lei-te', 'rei-no', 'cei-a'. Para mais exemplos de palavras com 'ei', clique aqui.
      Exceções: se o encontro vocálico 'ai' for seguido pela letra 'nh' ('ainh+vogal') das palavras oxítonas e paroxítonas, as vogais 'a' e 'i' não formam ditongo, constituem um hiato a-inh e como tal, pertencem a sílabas diferentes. Exemplos: la-da-i-nha, ba-i-nha, ra-i-nha.
      Possível dígrafo consonantais inseparáveis 'nh'. São os que não podem ser separados em duas sílabas. São eles: "gu", "qu", "lh", "nh" e "ch".
      O dígrafo 'nh' é fundamental na língua portuguesa, representando um som palatal nasal característico. Esta combinação de 'n' seguido de 'h' produz um som único e é sempre tratada como indivisível na divisão silábica. Exemplos proeminentes incluem 'ba-nho', 'so-nho', 'ma-nhã', 'cam-pa-nha', 'pi-nhei-ro', ilustrando a versatilidade e a importância do 'nh' em diversas palavras do português. Saiba mais sobre dígrafos.
      O dígrafo 'em' representa uma combinação nasal em português, produzindo um som nasal único. É frequentemente encontrado tanto em sílabas tônicas quanto átonas, como em 'tempo' e 'exemplo'. A presença do 'm' após a vocal 'e' indica que a vocal deve ser pronunciada com a nasalização. Este fenômeno é uma característica distintiva da pronúncia do português. Saiba mais sobre dígrafos. Veja mais exemplos de palavras com 'em'.

Mais informações



Logo Separar em silabas

Separar em sílabas

Separe as palavras em sílabas (Hifenização).


[Català (Catalan)]  [English (English)]  [Español (Spanish)]  [Français (French)]  [Italiano (Italian)]  [Português (Portuguese)] 

[ Contacte-nos ] [ Politica de Privacidade ]


(C) www.separaremsilabas.com