logo sílabas

SEPARAR EM SÍLABAS

Separar e contar as sílabas. V.6.0

 Escolha idioma:


 Digite uma palavra:


Por favor escreva a palavra de forma correta.

co-quei-ro
[ko.kˈej.ɽʊ]
  • Quantas sílabas tem coqueiro? 3 sílabas
  • É uma palavra paroxítona (Brasil) ou também chamado grave (Portugal), acento tônico na penúltima sílaba.
    • Ditongo oral decrescente ei. Este ditongo aparece em uma ampla gama de palavras, indicando a união da vogal 'e' com a semivogal 'i' na mesma sílaba. Exemplos incluem 'bei-jo', 'lei-te', 'rei-no', 'cei-a'. Para mais exemplos de palavras com 'ei', clique aqui.
      O tritongo uei ocorre em português quando uma semivogal, uma vogal e outra semivogal se encontram na mesma sílaba, formando uma sequência fluida de sons. Exemplos comuns incluem palavras como 'en-xa-guei', 'pes-quei', 'a-ve-ri-guei', e 'ca-ju-ei-ro', onde a combinação 'uei' envolve [u] e [i] como semivogais e [e] como a vogal central. Esta estrutura específica permite a classificação dessas sequências como tritongos, diferenciando-as de outros encontros vocálicos que não formam um núcleo silábico único. Veja mais exemplos de palavras com 'uei'.
      Exceções: se o encontro vocálico 'ei' for seguido pela letra 'r' das palavras oxítonas e paroxítonas, as vogais 'e' e 'i' não formam ditongo, constituem um hiato e-ir e como tal, pertencem a sílabas diferentes. Excepção: A sequência de letras 'eir+vogal' não cumprir com esta regra.
      Ditongo formado por 'u' + vocal, antecedido de 'g' ou 'q': 'que'. As combinações 'qu' e 'gu' seguem a vogal ou ditongo subsequente sem separação, independentemente da pronúncia do 'u'. Por exemplo: á-gua, bi-lin-gue, bi-quí-ni, e-ques-tre, gui-tar-ra, lin-gui-ça, pa-que-te, tran-qui-lo. A notação ortográfica não esclarece se o encontro vocálico é um ditongo crescente ou decrescente, gerando ambiguidade.
      Possível dígrafo consonantais inseparáveis 'qu'. São os que não podem ser separados em duas sílabas. São eles: "gu", "qu", "lh", "nh" e "ch".
      O dígrafo 'qu', em combinação com 'e' ou 'i' (que, qui), é uma estrutura fundamental na língua portuguesa, representando um som único de 'k'. Esta combinação é sempre tratada como indivisível na divisão silábica, contribuindo para a formação de palavras como 'quei-jo', 'qui-lo', 'a-que-cer', 'quin-tal', destacando a sua presença tanto em palavras do cotidiano quanto em termos técnicos. Saiba mais sobre dígrafos.

Mais informações

nai-á
[nai.a]
  • Quantas sílabas tem naiá? 2 sílabas
  • É uma palavra oxítona (Brasil) ou também chamado aguda (Portugal), acento tônico na última sílaba.
    • O hiato i-á ocorre em português quando as vogais 'i' e 'á' estão em sílabas separadas, enfatizando a pronúncia distinta de cada uma. Esta estrutura é comum em palavras como 'sabiá' (sa-bi-á) e 'piá' (pi-á), onde a separação silábica destaca a identidade fonética individual das vogais. Veja mais exemplos de palavras com 'iá'.
      * Exemplos: 'sa-bi-á', 'pi-á', 'cam-bi-á', 'cri-á'.
      Ditongo decrescente ai é muito comum em palavras portuguesas, marcando a fusão de duas vogais em uma única emissão de som. Um exemplo claro é a palavra 'bai-xo'. Para descobrir mais palavras que apresentam este ditongo, clique aqui.

Mais informações



Logo Separar em silabas

Separar em sílabas

Separe as palavras em sílabas (Hifenização).


[Català (Catalan)]  [English (English)]  [Español (Spanish)]  [Français (French)]  [Italiano (Italian)]  [Português (Portuguese)] 

[ Contacte-nos ] [ Politica de Privacidade ]


(C) www.separaremsilabas.com