logo sílabas

SEPARAR EM SÍLABAS

Separar e contar as sílabas. V.5.5

 Escolha idioma:


 Digite uma palavra:


Por favor escreva a palavra de forma correta.

clas-si-fi-quei
  • Quantas sílabas tem classifiquei? 4 sílabas
  • É uma palavra aguda (Portugal) ou também chamado oxítona (Brasil), acento tônico na última sílaba.
    • Exceções: A terminação verbal ei é normalmente o ditongo decrescente; ora os ditongos decrescentes finais de palavra levam a sílaba tónica para a última sílaba. As normas ortográficas (e as do novo acordo) não admitem a separação de ditongos decrescentes na translineação. +Info
      Ditongo decrescente ei. Exemplos: bei-jo, lei-te. Veja mais exemplos do palavras con 'ei'.
      Tritongo orais uei. Tritongo é o encontro de uma semivogal com uma vogal e outra semivogal (SV+V+SV). Exemplos: en-xa-guei, pes-quei, a-ve-ri-guei, ca-juei-ro, em-xa-guei, em-xa-guei (uei = [u] e [i] são semivogal e [e] é vogal). Para ser classificado um tritongo a união da vogal com as semivogais deve estar na mesma sílaba. Nem todos os encontros vocálicos formados por um semivogal + vogal + semivogal correspondem necessariamente a um tritongo. P. E. 'fei-o' não é classificada como um tritongo porque o encontro vocálico não se constitui como o núcleo da sílaba. Para a palavra 'vei-a' ocorre uma separação silábica que é uma exceção, não ocorre com nenhum exemplo de tritongo na língua portuguesa. Veja mais exemplos do palavras con 'uei'.
      De acordo com o site Wiktionary: A categoria de palavras proparoxítonas aparentes foi criada no wikcionário para resolver o problema das palavras que são classificadas segundo seu acento tônico de uma maneira no Brasil e de outra em Portugal, especificamente aquelas que são acentuadas por terminarem em um ditongo crescente (-ea, -eo, -ia, -ie, -io, -ua, -ue e -uo), que são classificadas como paroxítonas terminadas em ditongo no Brasil, mas como proparoxítonas no restante da CPLP.
      Exemplo: Palavras como sério, bário, tília, são consideradas como dissílabas no Brasil (suas divisões silábicas são respectivamente sé-rio, bá-rio, tí-lia) mas são vistas como trissílabas em Portugal, onde suas divisões silábicas seriam sé-ri-o, bá-ri-o, tí-li-a.
      Ditongo formado por 'u' + vocal, antecedido de 'g' ou 'q': 'que'. As combinações 'qu' e 'gu' não são separáveis da vogal ou ditongo que lhes sucede, independentemente de o u ser ou não pronunciado. Exemplos: á-gua, bi-lin-gue, bi-quí-ni, e-ques-tre, gui-tar-ra, lin-gui-ça, pa-que-te, tran-qui-lo. A escrita não permite saber se se trata de um ditongo crescente ou de um decrescente, podendo haver uma ambiguidade.
      Possível dígrafo consonantais separáveis 'ss'. São os que podem ser separados em duas sílabas. São eles: "rr", "ss", "sc", "xc" e "xs".
      Possível dígrafo consonantais inseparáveis 'qu'. São os que não podem ser separados em duas sílabas. São eles: "gu", "qu", "lh", "nh" e "ch".
      Separaram-se as letras do dígrafo ss. Ex.: as-sas-si-no. Veja mais exemplos do palavras con 'ss'.
      Possível dígrafo de consoantes formados por 'cl' (consoante + L) são indivisíveis. Exemplos: de-cla-rar.
      Possível dígrafo de consoantes formados por 'qu' são indivisíveis. Exemplos: a-que-la.
      Possível encontro consonantal perfeito 'cl' (também chamado de próprio, ou inseparável ou puro). Há encontro consonantal perfeito quando, na divisão silábica, as consoantes se mantêm inseparáveis, permanecendo dentro da mesma sílaba. É o caso das consoantes "l" e "r" juntamente com outras consoantes: dr, tr, gr, vr, cl, fl, pl, bl,… e os grupos consonantais que aparecem no início das palavras. Exemplos: Bra-sil, a-tle-ta, blu-sa, brin-co, cla-ro, cli-ma, dra-ma, es-cre-ve, flo-co, flo-res, fra-co, fri-ta-dei-ra, gno-mo, gru-po, in-glês, li-vro, pa-la-vra, pla-ca, pneu-má-ti-co, pra-te-lei-ra, pró-xi-mo, psi-có-lo-go, tri-go.

Mais informações




Separar em sílabas

Separe as palavras em sílabas (Hifenização).


[Català (Catalan)]  [English (English)]  [Español (Spanish)]  [Français (French)]  [Italiano (Italian)]  [Português (Portuguese)] 

[ Contacte-nos ]


(C) www.separaremsilabas.com