logo sílabas

SEPARAR EM SÍLABAS

Separar e contar as sílabas. V.6.1

 Escolha idioma:


 Digite uma palavra:


Por favor escreva a palavra de forma correta.

chi-frá-veis [ʃi.fɾa.vejs]
  • Quantas sílabas tem chifráveis? 3 sílabas
  • É uma palavra paroxítona ou também chamado grave, acento tônico na penúltima sílaba.
  •  
      Exceções: A terminação 'ei' forma normalmente um ditongo decrescente, e por isso, a sílaba tônica é posicionada na última sílaba da palavra. De acordo com as normas ortográficas atuais e as do Acordo Ortográfico de 1990, os ditongos decrescentes ao final das palavras não são separáveis na translineação. Para mais informações, consulte aqui.
      Ditongo oral decrescente ei. Este ditongo aparece em uma ampla gama de palavras, indicando a união da vogal 'e' com a semivogal 'i' na mesma sílaba. Exemplos incluem 'bei-jo', 'lei-te', 'rei-no', 'cei-a'. Para mais exemplos de palavras com 'ei', clique aqui.
      Possível dígrafo consonantais inseparáveis 'ch'. São os que não podem ser separados em duas sílabas. São eles: "gu", "qu", "lh", "nh" e "ch".
      O 'ch' é amplamente reconhecido como um dígrafo no português, representando o som /ʃ/ em uma grande variedade de palavras. Indivisível e essencial para a fonética da língua, o 'ch' aparece em termos como 'chave', 'chocolate', 'chuva', 'machado', e 'bolacha', entre outros. Sua presença é um indicativo da influência de outras línguas na formação do português, bem como de sua evolução fonética. O dígrafo 'ch' é um componente crucial para a articulação precisa de sons e palavras, marcando sua importância no vocabulário português. Saiba mais sobre dígrafos.
      O 'fr' é um dígrafo no português que combina a fricativa labiodental 'f' com a vibrante alveolar 'r', produzindo um som único e característico. Essa combinação de sons é encontrada em várias palavras, demonstrando sua indivisibilidade na pronúncia. Exemplos: 'fru-ta', 'fri-o', 're-fri-ge-ran-te'. Saiba mais sobre dígrafos.
      Possível encontro consonantal perfeito 'fr' (também chamado de próprio, ou inseparável ou puro). Há encontro consonantal perfeito quando, na divisão silábica, as consoantes se mantêm inseparáveis, permanecendo dentro da mesma sílaba. É o caso das consoantes "l" e "r" juntamente com outras consoantes: dr, tr, gr, vr, cl, fl, pl, bl,... e os grupos consonantais que aparecem no início das palavras. Exemplos: Bra-sil, a-tlân-ti-co, a-tle-ta, blu-sa, brin-co, cla-ro, cli-ma, dra-ma, es-cre-ve, flo-co, flo-res, fra-co, fri-ta-dei-ra, gno-mo, gru-po, in-glês, li-vro, pa-la-vra, pla-ca, pneu-má-ti-co, pra-te-lei-ra, pró-xi-mo, psi-có-lo-go, tri-go.

Mais informações



Logo Separar em silabas

Separar em sílabas

Separe as palavras em sílabas (Hifenização).


[Català (Catalan)]  [English (English)]  [Español (Spanish)]  [Français (French)]  [Italiano (Italian)]  [Português (Portuguese)] 

[ Contacte-nos ] [ Politica de Privacidade ]


(C) www.separaremsilabas.com