logo sílabas

SEPARAR EM SÍLABAS

Separar e contar as sílabas. V.6.4

 Escolha idioma:


 Digite uma palavra:


Por favor escreva a palavra de forma correta.

car-gasd [kaɾ.ɡəsd]
  • Quantas sílabas tem cargasd? 2 sílabas
  • É uma palavra oxítona ou também chamado aguda, acento tônico na última sílaba.
  •  

    Mais informações

    á-gua [a.ɡwə] (no Brasil)
    á-gu-a [?] (no Portugal e restante CPLP)

     
    • Quantas sílabas tem água? 2 sílabas (no Brasil), ou 3 sílabas (no Portugal e restante CPLP).
    • No Brasil é uma palavra paroxítona ou também chamado grave, acento tônico na penúltima sílaba.
    • No Portugal e restante CPLP, é uma palavra proparoxítona (acento tónico na antepenúltima sílaba).
    •  
        A palavra "água" pode ser classificada como proparoxítona aparente, segundo a Moderna Gramática Portuguesa, 39ª edición (2019), de Evanildo Bechara. Estas palavras terminam em um ditongo e podem ser divididas de duas maneiras: tratando o final como um ditongo (Brasil) ou como um hiato (Portugal). Por exemplo, 'his-tó-ri-a' ou 'his-tó-ria', 'sé-ri-e' ou 'sé-rie', 'pá-ti-o' ou 'pá-tio', 'ár-du-a' ou 'ár-dua', 'tê-nu-e' ou 'tê-nue', 'vá-cu-o' ou 'vá-cuo'. Ambas as divisões são corretas e aceitas na língua portuguesa. "Os encontros finais -ia, -ie, -io, -ua, -ue, -uo, átonos, seguidos ou não de 's', são classificados tanto como ditongos quanto como hiatos, uma vez que ambas as emissões existem no domínio da língua portuguesa" (E. Bechara 2019). Neste site, também incluímos os encontros finais -ao, -ea, -eo, -oa, -oe. É por isso que certos dicionários, ao fazerem a separação silábica de palavras com tal tipo de encontro vocálico, usam dois-pontos em sua separação, em vez de hífen ou de um ponto, como é o usual na separação silábica: a-quá-ri:o, an-fí-bi:o, am-bu-lân-ci:a, ar-má-ri:o, bal-búr-di:a, ca-len-dá-ri:o, cá-ri:e, ce-ná-ri:o, ci-ên-ci:a, con-do-mí-ni:o, crus-tá-ce:o, de-lí-ci:a, fa-mí-li:a, gló-ri:a, his-tó-ri:a, in-te-li-gên-ci:a, Már-ci:a, me-mó-ri:a, mis-té-ri:o, no-tí-ci:a, pe-nú-ri:a, pe-tró-le:o, pré-di:o, pré-di:o, re-ló-gi:o, rá-di:o, sá-bi:o, sé-ri:e, tê-nu:e. Devido a toda essa confusão, a informação a seguir pode ser aplicável em alguns casos e en otros no, utilize seu critério:
        Hiato u-a. * O hiato ocorre quando duas vogais que se encontram são pronunciadas separadamente, como em 'á-gua'. Nesse caso, 'u' e 'a' formam um hiato porque 'u' não forma dígrafo com a letra anterior e é seguido por 'a', resultando na pronúncia em sílabas separadas. Para mais exemplos de palavras com 'ua', clique aqui.

        Exceções: Na língua portuguesa em Brasil, a separação silábica de palavras que terminam em 'u-a' e possuem a sílaba anterior acentuada não é realizada, tratando-se assim como sequências inseparáveis. Isso ocorre mesmo quando a estrutura sugere um hiato. Exemplos claros são 'tá-bua', 'tré-gua', 'é-gua', 'á-gua' e 'a-ná-gua', onde a presença do acento na sílaba anterior impede a separação. Veja mais exemplos de palavras com 'ua'.
        De acordo com o Acordo Ortográfico Da Língua Portuguesa (1990), Base VII, 2º-C, além dos ditongos orais propriamente ditos, que são todos decrescentes, admite-se a existência de ditongos crescentes. Estes incluem sequências vocálicas pós-tônicas representadas graficamente por ea, eo, ia, ie, io, oa, ua, ue, uo. Exemplos específicos incluem: 'áu-re:a', 'áu-re:o', 'ca-lú-ni:a', 'es-pé-ci:e', 'e-xí-mi:o', 'má-go:a', 'tê-nu:e', 'trí-du:o'. Estas sequências são reconhecidas como ditongos crescentes devido à sua posição após a sílaba tônica nas palavras, diferenciando-as assim das sequências vocálicas que não formam ditongos crescentes.
        * Para mais informações sobre separação silábica, consulte aqui.
        A sequência gua não forma um tritongo. Em português, tritongos são combinações vocálicas específicas que ocorrem dentro de uma única sílaba, como em 'Uruguai', onde a sequência vocal forma um tritongo. No entanto, 'gua', como em 'a-gua' ou 'gua-ra-ná', geralmente envolve uma consonante ('g') seguida por uma combinação vocálica, que não se enquadra na definição de tritongo. A palavra 'Pa-ra-guai' contém um tritongo na sua terminação 'uai', mas a sequência 'gua' em si é parte da estrutura consonantal e vocálica da palavra, não um tritongo. Veja mais exemplos de palavras com 'gua'.
        [u + vogal] Se a letra 'u' não acentuada for seguida por outra vogal não acentuada este encontro vocálico pode ser pronunciado de duas maneiras distintas:
          1. Como ditongo crescente 'ua', 'ue', 'ui', 'uo', 'uu', com a pronúncia das duas vogais em uma mesma sílaba e realização de 'u' como semivogal. Exemplos: tê-nue.
          2. Como hiato 'u-a', u-e', u-i', u-o', u-u', com a separação das duas vogais em duas sílabas distintas e a representação de 'u' como vogal. Exemplos: tê-nu-e.
        Possível dígrafo consonantais inseparáveis 'gu'. São os que não podem ser separados em duas sílabas. São eles: "gu", "qu", "lh", "nh" e "ch".

    Mais informações



    Logo Separar em silabas

    Separar em sílabas

    Separe as palavras em sílabas (Hifenização).


    [Català (Catalan)]  [English (English)]  [Español (Spanish)]  [Français (French)]  [Italiano (Italian)]  [Português (Portuguese)] 

    [ Contacte-nos ] [ Politica de Privacidade ]


    (C) www.separaremsilabas.com