logo sílabas

SEPARAR EM SÍLABAS

Separar e contar as sílabas. V.6.0

 Escolha idioma:


 Digite uma palavra:


Por favor escreva a palavra de forma correta.

ca-mai-u-
[ka.məi.u.ɾə̃]
  • Quantas sílabas tem camaiurã? 4 sílabas
  • É uma palavra oxítona (Brasil) ou também chamado aguda (Portugal), acento tônico na última sílaba.
    • Ditongo decrescente iu, ou hiato i-u. A sequência de letras 'iu' pode ser pronunciada tanto como um ditongo decrescente [ju], quanto como um hiato [i-u], dependendo do contexto na palavra. Veja mais exemplos de palavras com 'iu'.
      * 'iu' é um dos ditongos orais decrescentes mais comuns na língua portuguesa. Exemplos: 'viu', 'par-tiu', 'me-diu'.
      Informação extra sobre 'ui' e 'iu'. Segundo o Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa (1990), Base VII, 1º, os ditongos orais, tanto tônicos quanto átonos, são agrupados de acordo com o segundo elemento do ditongo ser 'i' ou 'u'. Entre eles, encontramos ai, ei, éi, ui; e também au, eu, éu, iu, ou. Exemplos incluem palavras como goi-vo, ui-var, de-veis, ei-ra-do, goi-var, bra-çais, cai-xo-te, far-néis (e sua forma diminutiva farneizinhos), len-çóis (e lençoizinhos); ca-cau, me-diu, pas-sou, en-deu-sar, re-gou-gar, ca-cau-ei-ro, i-lhéu (e i-lheu-zi-to).
      Ditongo decrescente ai é muito comum em palavras portuguesas, marcando a fusão de duas vogais em uma única emissão de som. Um exemplo claro é a palavra 'bai-xo'. Para descobrir mais palavras que apresentam este ditongo, clique aqui.
      Exceções: A sequência 'ai-u' representa um Iode, formando [ditongo decrescente] + [vogal] e não um tritongo. Veja mais exemplos de palavras com 'aiu'.
      Exceções: se o encontro vocálico 'iu' for seguido pela letra 'r' das palavras oxítonas e paroxítonas, as vogais 'i' e 'u' não formam ditongo, constituem um hiato i-ur e como tal, pertencem a sílabas diferentes. Exemplos: de-mi-ur-go. Excepção: A sequência de letras 'iur+vogal' não cumprir com esta regra.
      [i + vogal] Se a letra 'i' não acentuada for seguida por outra vogal não acentuada este encontro vocálico pode ser pronunciado de duas maneiras distintas:
        1. Como ditongo crescente 'ia', 'ie', 'ii', 'io', 'iu', com a pronúncia das duas vogais em uma mesma sílaba e realização de 'i' como semivogal. Exemplos: fé-rias, a-gên-cia.
        2. Como hiato 'i-a', 'i-e', 'i-i', 'i-o', 'i-u', com a separação das duas vogais em duas sílabas distintas e a representação de 'i' como vogal. Exemplos: fé-ri-as, a-gên-ci-a.
      * É importante destacar que essas variações pertencem ao âmbito da pronúncia e podem refletir diferenças regionais ou de estilo pessoal na fala. No entanto, de acordo com o Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa de 1990, a divisão silábica em nível escrito segue regras específicas e uniformes, estabelecendo uma única maneira correta de separar as palavras em sílabas.

Mais informações



Logo Separar em silabas

Separar em sílabas

Separe as palavras em sílabas (Hifenização).


[Català (Catalan)]  [English (English)]  [Español (Spanish)]  [Français (French)]  [Italiano (Italian)]  [Português (Portuguese)] 

[ Contacte-nos ] [ Politica de Privacidade ]


(C) www.separaremsilabas.com