logo sílabas

SEPARAR EM SÍLABAS

Separar e contar as sílabas. V.6.0

 Escolha idioma:


 Digite uma palavra:


Por favor escreva a palavra de forma correta.

caiu
[kaiu]
  • Quantas sílabas tem caiu? 1 sílaba
  • É uma palavra oxítona (Brasil) ou também chamado aguda (Portugal), acento tônico na última sílaba.
    • Ditongo decrescente iu, ou hiato i-u. A sequência de letras 'iu' pode ser pronunciada tanto como um ditongo decrescente [ju], quanto como um hiato [i-u], dependendo do contexto na palavra. Veja mais exemplos de palavras com 'iu'.
      * 'iu' é um dos ditongos orais decrescentes mais comuns na língua portuguesa. Exemplos: 'viu', 'par-tiu', 'me-diu'.
      Informação extra sobre 'ui' e 'iu'. Segundo o Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa (1990), Base VII, 1º, os ditongos orais, tanto tônicos quanto átonos, são agrupados de acordo com o segundo elemento do ditongo ser 'i' ou 'u'. Entre eles, encontramos ai, ei, éi, ui; e também au, eu, éu, iu, ou. Exemplos incluem palavras como goi-vo, ui-var, de-veis, ei-ra-do, goi-var, bra-çais, cai-xo-te, far-néis (e sua forma diminutiva farneizinhos), len-çóis (e lençoizinhos); ca-cau, me-diu, pas-sou, en-deu-sar, re-gou-gar, ca-cau-ei-ro, i-lhéu (e i-lheu-zi-to).
      Exceções: A terminação verbal 'ai' forma normalmente um ditongo decrescente, característica que posiciona a sílaba tônica na última sílaba da palavra. Conforme as normas ortográficas atuais, incluindo as do Acordo Ortográfico de 1990, os ditongos decrescentes ao final de palavras não devem ser separados na translineação. Para mais informações, consulte aqui.
      Exceções: A terminação 'iu' é normalmente um ditongo decrescente; quando aparece ao final da palavra, leva a sílaba tônica para a última sílaba. As regras ortográficas, incluindo as do novo Acordo Ortográfico, proíbem a separação de ditongos decrescentes na translineação, como por exemplo, a separação incorreta de 'in-qui-ri-u' seria inaceitável. Mais informações.
      Ditongo decrescente ai é muito comum em palavras portuguesas, marcando a fusão de duas vogais em uma única emissão de som. Um exemplo claro é a palavra 'bai-xo'. Para descobrir mais palavras que apresentam este ditongo, clique aqui.
      Exceções: A sequência 'ai-u' representa um Iode, formando [ditongo decrescente] + [vogal] e não um tritongo. Veja mais exemplos de palavras com 'aiu'.
      [i + vogal] Se a letra 'i' não acentuada for seguida por outra vogal não acentuada este encontro vocálico pode ser pronunciado de duas maneiras distintas:
        1. Como ditongo crescente 'ia', 'ie', 'ii', 'io', 'iu', com a pronúncia das duas vogais em uma mesma sílaba e realização de 'i' como semivogal. Exemplos: fé-rias, a-gên-cia.
        2. Como hiato 'i-a', 'i-e', 'i-i', 'i-o', 'i-u', com a separação das duas vogais em duas sílabas distintas e a representação de 'i' como vogal. Exemplos: fé-ri-as, a-gên-ci-a.
      * É importante destacar que essas variações pertencem ao âmbito da pronúncia e podem refletir diferenças regionais ou de estilo pessoal na fala. No entanto, de acordo com o Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa de 1990, a divisão silábica em nível escrito segue regras específicas e uniformes, estabelecendo uma única maneira correta de separar as palavras em sílabas.

Mais informações



Logo Separar em silabas

Separar em sílabas

Separe as palavras em sílabas (Hifenização).


[Català (Catalan)]  [English (English)]  [Español (Spanish)]  [Français (French)]  [Italiano (Italian)]  [Português (Portuguese)] 

[ Contacte-nos ] [ Politica de Privacidade ]


(C) www.separaremsilabas.com