logo sílabas

SEPARAR EM SÍLABAS

Separar e contar as sílabas. V.5.5

 Escolha idioma:


 Digite uma palavra:


Por favor escreva a palavra de forma correta.

a-tri-bu-ir
  • Quantas sílabas tem atribuir? 4 sílabas
  • É uma palavra aguda (Portugal) ou também chamado oxítona (Brasil), acento tônico na última sílaba.
    • Hiato u-i. A sequência de letras [ui] é complicada, pode ser pronunciada tanto como ditongo [uj] (Exemplos: mui-to, ui-var, cui-ei-ra) como hiato [ui] (Exemplos: cons-ti-tu-ir, ru-ir, a-blu-ir). De acordo com o novo Acordo ortográfico, fluido, separa-se flui-do, o ditongo ui é inseparável. Entretanto, nas palavras derivadas como fluidez, é separável. Portanto flu-i-dez. O dicionário Priberam, também o dicionário da Michaelis, Houaiss e o Aulete indicam que a sequência pode ser pronunciada tanto como ditongo [uj] como hiato [ui] (contrariamente a fluido). Aulete admite ambas as hipóteses. Veja mais exemplos do palavras con 'ui'
      Informação extra sobre 'ui' e 'iu'. O Acordo Ortográfico Da Língua Portuguesa (1990), Base VII, 1º diz:
      Os ditongos orais, que tanto podem ser tónicos/tônicos como átonos, distribuem-se por dois grupos gráficos principais, conforme o segundo elemento do ditongo é representado por i ou u: ai, ei, éi, ui; au, eu, éu, iu, ou; goivo, uivar, deveis, eirado, goivar, tafuis, braçais, caixote, farnéis (mas farneizinhos), lençóis (mas lençoizinhos); deu, cacau, mediu, passou, endeusar, regougar, cacaueiro, ilhéu (mas ilheuzito).
      Informação extra sobre 'ui'. O Acordo Ortográfico Da Língua Portuguesa (1990), Base VII, 2º diz:
      Cumpre fixar, a propósito dos ditongos orais, os seguintes preceitos particulares:
      • a) É o ditongo grafado ui, e não a sequência vocálica grafada ue, que se emprega nas formas de 2.ª e 3.ª pessoas do singular do presente do indicativo e igualmente na da 2.ª pessoa do singular do imperativo dos verbos em -uir: retribui, influi, constituis. Harmonizam-se, portanto, essas formas com todos os casos de ditongo grafado ui de sílaba final ou fim de palavra (fui, Rui, azuis, Guardafui, etc.); e ficam assim em paralelo gráfico-fonético com as formas de 2.ª e 3.ª pessoas do singular do presente do indicativo e de 2.ª pessoa do singular do imperativo dos verbos em -air e em -oer: sai, cai, atrais; sói, remói, móis;
      • b) É o ditongo grafado ui que representa sempre, em palavras de origem latina, a união de um u a um i átono seguinte. Não divergem, portanto, formas como fluido de formas como gratuito. E isso não impede que nos derivados de formas daquele tipo as vogais grafadas u e i se separem: fluidez, fluídico (u-i).

      Exceções: A terminação verbal ui é normalmente o ditongo decrescente; ora os ditongos decrescentes finais de palavra levam a sílaba tónica para a última sílaba. As normas ortográficas (e as do novo acordo) não admitem a separação de ditongos decrescentes na translineação. +Info
      Exceções: se o encontro vocálico 'i' for seguido pela letra 'r' das palavras oxítonas e paroxítonas, as vogais 'u' e 'i' não formam ditongo, constituem um hiato u-ir e como tal, pertencem a sílabas diferentes. Exemplos: in-flu-ir, in-flu-ir-mos. Excepção: A sequência de letras 'uir+vogal' e 'q+uir' não cumprir com esta regra.
      [u + vogal] Se a letra 'u' não acentuada for seguida por outra vogal não acentuada este encontro vocálico pode ser pronunciado de duas maneiras distintas:
        1. Como ditongo crescente 'ua', 'ue', 'ui', 'uo', 'uu', com a pronúncia das duas vogais em uma mesma sílaba e realização de 'u' como semivogal. Exemplos: tê-nue.
        2. Como hiato 'u-a', u-e', u-i', u-o', u-u', com a separação das duas vogais em duas sílabas distintas e a representação de 'u' como vogal. Exemplos: tê-nu-e.
      A escolha da variante mais adequada para estes casos é facultativa e poderá ser motivada por razões de ordem técnica ou estética.
      De acordo com o site Planetaeducacao: No momento da separação silábica, atente que as formas de ditongos “ui”, como em 'fluido' e 'gratuito' são inseparáveis, porém, nada impede que os seus derivados sejam separáveis. Exemplos:
      • Fluido ---> Flui-do (inseparável).
      • Fluidez ---> Flu-i-dez (separável).

      Possível dígrafo de consoantes formados por 'tr' (consoante + R) são indivisíveis. Exemplos: ex-tra, ca-tre.
      Possível encontro consonantal perfeito 'tr' (também chamado de próprio, ou inseparável ou puro). Há encontro consonantal perfeito quando, na divisão silábica, as consoantes se mantêm inseparáveis, permanecendo dentro da mesma sílaba. É o caso das consoantes "l" e "r" juntamente com outras consoantes: dr, tr, gr, vr, cl, fl, pl, bl,… e os grupos consonantais que aparecem no início das palavras. Exemplos: Bra-sil, a-tle-ta, blu-sa, brin-co, cla-ro, cli-ma, dra-ma, es-cre-ve, flo-co, flo-res, fra-co, fri-ta-dei-ra, gno-mo, gru-po, in-glês, li-vro, pa-la-vra, pla-ca, pneu-má-ti-co, pra-te-lei-ra, pró-xi-mo, psi-có-lo-go, tri-go.

Mais informações

o
  • Quantas sílabas tem o? 1 sílaba
  • É uma palavra aguda (Portugal) ou também chamado oxítona (Brasil), acento tônico na última sílaba.

    Mais informações




    Separar em sílabas

    Separe as palavras em sílabas (Hifenização).


    [Català (Catalan)]  [English (English)]  [Español (Spanish)]  [Français (French)]  [Italiano (Italian)]  [Português (Portuguese)] 

    [ Contacte-nos ]


    (C) www.separaremsilabas.com