logo sílabas

SEPARAR EM SÍLABAS

Separar e contar as sílabas. V.6.0

 Escolha idioma:


 Digite uma palavra:


Por favor escreva a palavra de forma correta.

al-go-dão-da-prai-a
[al.ɡʊ.də̃ʊ.də.pɾəi.ə]
  • Quantas sílabas tem algodãodapraia? 6 sílabas
  • É uma palavra superproparoxítona (Brasil) ou sobreesdrúixola (Portugal), acento tônico antes da sílaba antepenúltima.
    • CLASSIFICAÇÃO TEMPORÁRIA INCORRETA NO SITE: Atualmente, nosso site está classificando incorretamente algumas palavras que terminam em 'ia', como 'história', 'memória', 'família', 'pátria', entre outras. Este erro ocorre porque inicialmente utilizamos uma lista de palavras com inconsistências.
      Recebemos avisos de que, em concursos públicos e em contextos formais no Brasil, palavras como 'história' e semelhantes são comumente classificadas como paroxítonas terminadas em ditongo, com o acento tônico recai sobre a penúltima sílaba ('his-tó-ria'). Esta é a forma mais aceita. No entanto, em Portugal, 'história' é frequentemente classificada como esdrúxula ou proparoxítona, sendo pronunciada 'his-tó-ri-a'. Estamos especialmente empenhados em descobrir uma regra ou método exato que nos permita diferenciar quando uma palavra que termina em 'ia' é igual em Portugal e no Brasil, e quando essa palavra se separa de maneira diferente.
      Se alguém tiver conhecimento sobre isso, por favor, não hesite em contactar-nos através do link: Agradecemos qualquer colaboração ou informação adicional que possa ajudar a melhorar a precisão do nosso site e garantir que todas as variantes regionais sejam devidamente cobertas.
      Hiato i-a. O hiato 'i-a' ocorre quando as vogais 'i' e 'a' são pronunciadas em sílabas separadas, mantendo sua individualidade fonética. Exemplos incluem 'so-ci-al', 'a-mé-li-a', 'fa-mí-li-a'. Para mais exemplos de palavras com 'ia', clique aqui.
      * A identificação de hiatos pode ser desafiadora, pois são frequentemente confundidos com ditongos crescentes. Nos hiatos, ocorre uma pequena pausa entre a pronúncia das vogais, diferentemente dos ditongos, onde as vogais são pronunciadas juntas.
      * Em palavras como 'pátria', há debate entre gramáticos sobre a separação silábica, indicando variações na percepção de hiatos ou ditongos. No português de Portugal, a tendência é seguir regras fonéticas estritas para a separação silábica, enquanto no português do Brasil, pode haver uma flexibilidade maior na pronúncia que afeta a percepção de hiatos e ditongos.
      * Para mais informações sobre separação silábica, consulte aqui.
      Exceções: A terminação verbal 'ai' forma normalmente um ditongo decrescente, característica que posiciona a sílaba tônica na última sílaba da palavra. Conforme as normas ortográficas atuais, incluindo as do Acordo Ortográfico de 1990, os ditongos decrescentes ao final de palavras não devem ser separados na translineação. Para mais informações, consulte aqui.
      Ditongo decrescente ai é muito comum em palavras portuguesas, marcando a fusão de duas vogais em uma única emissão de som. Um exemplo claro é a palavra 'bai-xo'. Para descobrir mais palavras que apresentam este ditongo, clique aqui.
      Ditongo nasal decrescente ão. Este ditongo é um dos mais comuns na língua portuguesa, encontrado em uma grande variedade de palavras como 'cão', 'mão', 'pão', 'co-ra-ção', 'o-pe-ra-ção', 'pri-são' e 'na-ção'. O 'ão' combina uma vogal nasal com uma semivogal em uma única sílaba, criando um som nasal característico. Para mais exemplos de palavras com 'ão', clique aqui.
      A sequência dão não constitui um tritongo no português. Diferente dos tritongos, que envolvem a combinação de semivogal+vogal+semivogal na mesma sílaba, 'ão' representa uma vogal nasal única. Essa característica é exemplificada em palavras como 'pão', 'mão' e 'co-ra-ção', onde 'ão' atua como um elemento de nasalização e não como parte de um tritongo. A presença de 'dão' em uma palavra segue essa lógica, indicando a nasalização sem formar um tritongo. Para mais exemplos de palavras com 'dão', clique aqui.
      Exceções: Segundo normas da fonologia do português, a sequência 'aia' envolve um Iode, que é o agrupamento de uma semivogal entre duas vogais, independentemente da posição da palavra. Este grupo 'ai–a' forma [ditongo decrescente] + [vogal], e não um tritongo. Exemplos típicos incluem 'prai-a', 'sai-a', 'pa-pai-a', demonstrando a separação silábica correta dessas palavras. Para mais exemplos de palavras com 'aia', clique aqui.
      [i + vogal] Se a letra 'i' não acentuada for seguida por outra vogal não acentuada este encontro vocálico pode ser pronunciado de duas maneiras distintas:
        1. Como ditongo crescente 'ia', 'ie', 'ii', 'io', 'iu', com a pronúncia das duas vogais em uma mesma sílaba e realização de 'i' como semivogal. Exemplos: fé-rias, a-gên-cia.
        2. Como hiato 'i-a', 'i-e', 'i-i', 'i-o', 'i-u', com a separação das duas vogais em duas sílabas distintas e a representação de 'i' como vogal. Exemplos: fé-ri-as, a-gên-ci-a.
      * É importante destacar que essas variações pertencem ao âmbito da pronúncia e podem refletir diferenças regionais ou de estilo pessoal na fala. No entanto, de acordo com o Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa de 1990, a divisão silábica em nível escrito segue regras específicas e uniformes, estabelecendo uma única maneira correta de separar as palavras em sílabas.
      Semelhante ao 'pl', o dígrafo 'pr' combina 'p' com 'r' para formar um som inicial de sílaba único e distintivo. 'Pr' é sempre considerado indivisível na divisão silábica, desempenhando um papel vital em várias palavras do idioma. Exemplos notáveis são 'prato', 'preço', 'primeiro', 'problema', 'prescrever', refletindo o uso extensivo de 'pr' em termos fundamentais do vocabulário português. Saiba mais sobre dígrafos.
      Possível encontro consonantal perfeito 'pr' (também chamado de próprio, ou inseparável ou puro). Há encontro consonantal perfeito quando, na divisão silábica, as consoantes se mantêm inseparáveis, permanecendo dentro da mesma sílaba. É o caso das consoantes "l" e "r" juntamente com outras consoantes: dr, tr, gr, vr, cl, fl, pl, bl,... e os grupos consonantais que aparecem no início das palavras. Exemplos: Bra-sil, a-tlân-ti-co, a-tle-ta, blu-sa, brin-co, cla-ro, cli-ma, dra-ma, es-cre-ve, flo-co, flo-res, fra-co, fri-ta-dei-ra, gno-mo, gru-po, in-glês, li-vro, pa-la-vra, pla-ca, pneu-má-ti-co, pra-te-lei-ra, pró-xi-mo, psi-có-lo-go, tri-go.
      Prosódia (determinação da sílaba tônica): Se existe acento, a vogal marcada é tônica. Há umas exceções em algumas palavras com dois acentos.
      • O acento agudo e o circunflexo tem precedência sobre o til. Exemplos: es--vão, bên-ção, ór-gão, ór-fão, ór-fã, ã-a-. Neste caso não prevalesce o acento tiu como o mais forte.
      • Em alguns casos sim, como o exemplo da palavra zân-gão.
      • Sim prevalesce todos os aumentativos o acento tiu. Exemplos: frân-gão.

Mais informações



Logo Separar em silabas

Separar em sílabas

Separe as palavras em sílabas (Hifenização).


[Català (Catalan)]  [English (English)]  [Español (Spanish)]  [Français (French)]  [Italiano (Italian)]  [Português (Portuguese)] 

[ Contacte-nos ] [ Politica de Privacidade ]


(C) www.separaremsilabas.com