logo sílabas

SEPARAR EM SÍLABAS

Separar e contar as sílabas. V.6.4

 Escolha idioma:


 Digite uma palavra:


Por favor escreva a palavra de forma correta.

ad-vo-guem [ad..ɡwem]
  • Quantas sílabas tem advoguem? 3 sílabas
  • É uma palavra paroxítona ou também chamado grave, acento tônico na penúltima sílaba.
  •  
      A sequência uem em palavras portuguesas frequentemente aparece em contextos que podem sugerir a formação de um tritongo nasal, especialmente quando esta sequência está contida dentro de uma mesma sílaba, como em 'en-xá-guem'. Um tritongo ocorre quando uma semivogal, uma vogal e outra semivogal são pronunciadas juntas em uma rápida sucessão dentro de uma única sílaba. No entanto, a presença de 'uem' não garante automaticamente a formação de um tritongo, pois depende da estrutura fonética e da pronúncia específica da palavra. Veja mais exemplos de palavras com 'uem'.
      [u + vogal] Se a letra 'u' não acentuada for seguida por outra vogal não acentuada este encontro vocálico pode ser pronunciado de duas maneiras distintas:
        1. Como ditongo crescente 'ua', 'ue', 'ui', 'uo', 'uu', com a pronúncia das duas vogais em uma mesma sílaba e realização de 'u' como semivogal. Exemplos: tê-nue.
        2. Como hiato 'u-a', u-e', u-i', u-o', u-u', com a separação das duas vogais em duas sílabas distintas e a representação de 'u' como vogal. Exemplos: tê-nu-e.
      Ditongo formado por 'u' + vocal, antecedido de 'g' ou 'q': 'gue'. As combinações 'qu' e 'gu' seguem a vogal ou ditongo subsequente sem separação, independentemente da pronúncia do 'u'. Por exemplo: á-gua, bi-lin-gue, bi-quí-ni, e-ques-tre, gui-tar-ra, lin-gui-ça, pa-que-te, tran-qui-lo. A notação ortográfica não esclarece se o encontro vocálico é um ditongo crescente ou decrescente, gerando ambiguidade.
      Possível dígrafo consonantais inseparáveis 'gu'. São os que não podem ser separados em duas sílabas. São eles: "gu", "qu", "lh", "nh" e "ch".
      A sequência 'gu' seguida de 'e' ou 'i' pode atuar como um dígrafo no português, especialmente quando o 'u' é pronunciado suavemente para formar um único som com a 'g'. Isso evita a pronúncia dura de 'g' antes de 'e' e 'i'. Exemplos: 'guer-ra', 'gui-a', 'lin-guís-ti-ca', onde 'gue' e 'gui' são inseparáveis e funcionam como uma unidade fonética para manter a sonoridade suave de 'g'. Saiba mais sobre dígrafos.
      O dígrafo 'em' representa uma combinação nasal em português, produzindo um som nasal único. É frequentemente encontrado tanto em sílabas tônicas quanto átonas, como em 'tempo' e 'exemplo'. A presença do 'm' após a vocal 'e' indica que a vocal deve ser pronunciada com a nasalização. Este fenômeno é uma característica distintiva da pronúncia do português. Saiba mais sobre dígrafos. Veja mais exemplos de palavras com 'em'.
      Possível encontro consonantal imperfeito 'dv' (também chamado de impróprio, ou separável, ou disjunto). Há encontro consonantal imperfeito quando, na divisão silábica, as consoantes se separam, ficando em sílabas diferentes. Os mais comuns são formados pelos encontros bj, bs, ct, dv, ft, gn, lm, ls, pt, rc, rt, st, tm... Exemplos: ab-sol-ver, ad-vo-ga-do, af-ta, af-tas, al-mo-ço, ap-ti-dão, ar-co, as-pec-to, bol-so, com-vul-são, cos-tas, dig-no, for-te, mag-né-ti-co, ob-je-ti-vo, por-tão, rit-mo.

Mais informações



Logo Separar em silabas

Separar em sílabas

Separe as palavras em sílabas (Hifenização).


[Català (Catalan)]  [English (English)]  [Español (Spanish)]  [Français (French)]  [Italiano (Italian)]  [Português (Portuguese)] 

[ Contacte-nos ] [ Politica de Privacidade ]


(C) www.separaremsilabas.com